Guarda Civil Municipal - Operação e Fiscalização de Trânsito . . . . . . . . .

A Guarda Civil Municipal de Trânsito atua nas mais diversas demandas, operando de maneira fiscalizatória, além de atuar nas operações de trânsito. A maioria dessas demandas são recebidas por meio dos canais 190 e 156, sendo as mais comuns: Suporte aos acidentes de trânsito, fiscalização de semáforos inoperantes, bloqueios das vias públicas causadas por acidentes, manutenções na via, fiscalização de protestos, intempéries quando há chuvas fortes, entre outras solicitações habituais. Além disso, o Agente de Trânsito realiza a fiscalização das vagas de idosos, deficientes, embarque e desembarque de passageiros e escolares, carga e descarga, rotativo da cidade, visando a rotatividade de vagas nos locais de grande concentração de comércio, atua também na remoção de veículos em estado de abandono, na intenção de conter transtornos para moradores e pedestres, bem como, evitar poluição das vias públicas.

Ademais, os Agentes de Trânsito atendem solicitações de veículos em portas de garagem, auxiliando com a remoção do veículo nos casos em que haja a obstrução e impedimento de locomoção do morador, realizam a fiscalização de taxistas clandestinos que circulam pela cidade com passageiros sem licença para tal atividade, dentre outros.

Os Agentes Públicos supracitados disponibilizam total apoio a eventos diversos promovidos por empresários, igrejas, escolas, ou pelo próprio Poder Público, visando a segurança dos cidadãos nos locais de maior circulação de veículos, realizam operação nos corredores de maior fluxo de veículo no intuito de permitir uma maior fluidez ao trânsito.

A fiscalização de trânsito é uma das mais importantes funções da segurança pública, ela tem, basicamente, o papel de verificar se as leis e normas estabelecidas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estão sendo cumpridas corretamente, e é responsável pela aplicação das medidas para aqueles que não obedecem à legislação, atuando por meio de blitz, realizando abordagens a condutores inabilitados, sem documento do veículo, com restrições de furto e roubo, etc.

Entretanto, o trabalho desses Agentes vão além de fiscalizar e aplicar multas, eles orientam e conscientizam os motoristas e pedestres a serem mais prudentes, para si e para os outros, agindo de forma defensiva e preventiva, com o propósito de organizar e pôr disciplina no trânsito para que todos possam coexistir com harmonia. Outrossim, os Agentes de Trânsito também realizam a conscientização nas escolas quando é solicitado, através de palestras e teatros, com o intuito de trazer aos mais jovens a importância do respeito no trânsito.

Informações

Requisitos necessários para acessar ou solicitar o serviço

Este serviço é destinado a todos que precisam de uma melhor mobilidade no trânsito da Capital, bem como àqueles que buscam segurança e/ou apoio no que se refere ao trânsito em serviços como Fiscalização de obras Públicas; Fiscalização do trânsito; Fiscalização do rotativo; Fiscalização aos veículos abandonados; Operação Blitz; Operação escola (travessia dos escolares nas faixas de pedestres); Operação corredor (trazendo maior fluidez ao trânsito nos locais mais críticos); Atendimento a acidentes; Organização do trânsito da Capital; Apoio a eventos em geral ocorridos na Capital; Palestras sobre educação no trânsito dentro das escolas Públicas e privadas;

Serviço de Batedor a autoridades e a eventos esportivos, entre outros

Formas de acessar ou solicitar o serviço

Às demandas que requer atendimento imediato, estas devem ser solicitadas via Fala Vitória 156 - Emergência da Guarda ou Ciodes 190. Para as demandas de maior complexibilidade e que não necessitam de atendimento imediato, ao Grupo da Guarda de Transito também do Fala Vitória 156.

Para o atendimento das demandas faz-se necessário que o solicitante indique no momento da ligação, o endereço completo onde quer a atuação da Guarda, com pontos de referência, bem como o motivo pelo qual faz a solicitação, indicando sempre o modelo, marca e placa do veículo, quando se tratar de demandas relacionadas a estacionamento irregular.

Etapas para a realização do serviço

Ao receber a demanda pelos canais oficiais o procedimento a ser adotado é:
1- Verificar via sistema o local exato da ocorrência
2- Seguir com a viatura ou mesmo a pé até o local da ocorrência
3- Chegando ao local, verificar se a ocorrência realmente procede
4- Havendo de fato ocorrência atual ou iminente, verificar se a Lei a ampara
5- Havendo amparo legal, um ou mais autos de infrações serão confeccionados
6- Nos casos em que se tratar de estacionamento irregular e couber remoção, esta será efetuada
7- Nos casos de acidente, onde não há vítimas, os veículos serão retirados da via, caso estes estejam atrapalhando a fluidez dos demais
8- Nos casos de acidente onde há vítimas, com a chegada da guarnição, a primeira ação é dar segurança aos envolvidos, desviando o trânsito por meio de coneamento e demais meios que impeça um novo acidente
9- Estando os envolvidos no acidente com vítimas em segurança, o agente local irá comunicar o fato ao CIODES via rádio, dizendo da necessidade de socorro médico, bem como dos detalhes relacionados aos ferimentos das vítimas
10- Em seguida, por se tratar de acidente com vítima, é feito o contato com a polícia militar de trânsito, a qual deverá seguir até o local a fim de confeccionar o boletim de ocorrências
11- Tendo a vítimas sido socorrida e o boletim confeccionado, se houver destroços na via ou óleo capaz de ocasionar novos acidentes, de imediato é acionada a equipe da sinalização que fará o serviço de limpeza da via e colocação do pó de serra no local ondo houver óleo
12- Feito isso, a via é liberada

Nos casos de operação escola:

1- Todos os dias as guarnições seguem para as escolas designadas;
2- No horário determinado os agentes ficam frente as faixas de pedestres para que os escolares atravessem com segurança

Nos casos de operação corredor:

1- Todos os dias os agentes seguem para os pontos mais críticos
2- Chegando ao local verificam a melhor tática para o escoamento do trânsito
3- Em sintonia, dois ou mais agentes, em pontos distintos, começam a puxar o trânsito mesmo quando o semáforo estiver com a luz indicadora vermelha, sempre priorizando a segurança dos pedestres
4- Cessado o fluxo intenso os agentes partirão para as demais demandas do dia.

Prioridades de atendimento

A Fiscalização e Operação seguem uma prioridade de atendimento: Acidentes com vítima; Operação escola ; Operação na Fluidez do Trânsito nos horários de maior pico

Prazo para a execução do serviço

Assim que a demanda chega até aos agentes, de imediato são executadas

Como acompanhar o andamento do serviço

» Ligar para o Fala Vitória 156; » App Vitória Online; » Formulário online no site da Prefeitura de Vitória; » Ciodes 190

Legislação que regula o serviço

Código de Trânsito Brasileiro, Lei Nº 9.503/ 9 e suas várias resoluções.

Localização

Local Endereço Funcionamento Telefones Detalhamento
Secretaria de Segurança Urbana Avenida Vitória, 727 TODOS, 24h 156

Atenção

Você pode abrir uma manifestação sobre este serviço pelos canais abaixo:

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