Botão do Pânico e Patrulha Maria da Penha . . . . . . . . .

O Botão do Pânico ajuda o sistema de Justiça e a Guarda Municipal de Vitória a fiscalizar medidas protetivas oferecidas às mulheres vítimas de violência doméstica.
O botão é acionado pela mulher toda vez que seu ex-marido ou companheiro, condenado a ficar distante dela, se aproximar. O rastreamento é feito na sala de vídeo monitoramento, localizada na sede da Secretaria Municipal de Segurança Urbana - SEMSU, que imediatamente envia uma guarnição para atendimento.

O equipamento é distribuído para mulheres que estão sob medida protetiva na 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica de Vitória e pode ser acionado caso o agressor não mantenha a distância mínima garantida pela Lei Maria da Penha.

Para obter acesso ao botão a Justiça deverá determinar por meio de uma decisão judicial a concessão do dispositivo às mulheres que possuem medidas protetivas, com consentimento da vítima.

Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 12 às 19 horas
Telefones: 3382-5464/3382-5465
Local: Casa do Cidadão, avenida Maruípe, 2544, Itararé

Assim que é acionado, o equipamento indica a localização exata da vítima. Os dados são enviados à Central de Videomonitoramento da Guarda Municipal, que imediatamente envia a Patrulha Maria da Penha ao local.

O aparelho também inicia um sistema de gravação do áudio ambiente, que fica armazenado e pode ser usado, judicialmente, contra o agressor.

O atendimento é feito em prioridade as mulheres que possuem o dispositivo.

Lei Federal 11.340/2006 : Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher

Secretaria de Segurança Urbana Avenida Vitória, 727 TODOS, 24 3382-6661