A Guarda Civil Municipal de Vitória conta com profissionais habilitados a compreender a complexidade dos problemas na área de segurança e comprometidos em solucioná-los. Uma das suas frentes de atuação é o patrulhamento preventivo permanente no território de todo o município para a proteção da população, agindo junto à comunidade, objetivando diminuir a violência e a criminalidade.
Para assegurar uma presença visível e eficaz, as rondas da Guarda de Vitória são realizadas de forma planejada por todos os meios disponíveis, como equipes a pé, com motocicletas e viaturas. O patrulhamento é organizado mediante as demandas da população e de dados criminais. Já no que se refere à segurança ostensiva, os guardas municipais estão atentos para inibir qualquer ato criminoso, em especial aqueles contra o patrimônio público, bens de pessoas e crimes contra a vida.
Para requerer o reforço no patrulhamento na área, é preciso separar em duas esferas. Se a necessidade do cidadão for de maior presença de rondas, ou seja, presença de forma mais rotineira no local, deve enviar o pedido indicando o bairro e rua.
No caso de situações de emergência ou ao avistar qualquer movimentação suspeita, o cidadão pode acionar a Guarda de Vitória por meio do telefone Ciodes-190 ou a Emergência do 156
Não se faz necessário documentos, apenas ligação e protocolo através 156 ou 190.
Acesso ao Fala Vitória através:
Telefone 156;
App Vitória Online;
Formulário online no site da Prefeitura de Vitória.
Através do Ciodes 190.
» Deverá entrar em contato com o Fala Vitória 156;
» Em caso de urgência, entrar em contato com o item Emergência 156 ou Ciodes-190;
» Informar o local, ponto de referência, características detalhadas dos envolvidos ou do veículo em situação suspeita.
» A demanda será analisada pela Gerência responsável para que seja planejado um formato de patrulhamento que atenda a região.
» Em caso de urgência, após gerada a ocorrência, o CIODES, irá alocar uma viatura que prosseguirá até o local.