Ouvidoria da Guarda Civil Municipal . . . . . . . . .

A Ouvidoria da Guarda Civil Municipal de Vitória é um canal democrático que visa acolher as demandas dos cidadãos, zelando pela garantia da qualidade dos serviços públicos. É através deste, que o cidadão pode apresentar sugestões, reclamações, solicitações, elogios e denúncias, (anônimas ou não), sobre a prestação de serviços públicos.

Além disso, a Ouvidoria da Guarda Civil Municipal, acompanha os pedidos de solicitação de serviço ou de informação encaminhados à Secretaria Municipal de Segurança Urbana – SEMSU, além de acolher eventuais questionamentos a respeito da atuação da Guarda Civil Municipal de Vitória.

Ademais, ressalta-se que a Ouvidoria da Guarda age como órgão de controle externo da Guarda Civil Municipal de Vitória, atuando como interlocutor entre o cidadão e a administração pública, especificamente - Usuário do Serviço Público x Município.

A Ouvidoria da Guarda Municipal recebe as manifestações dos cidadãos, analisa, orienta e encaminha o caso às áreas responsáveis pelo tratamento ou apuração. A partir das informações trazidas pelos cidadãos, a Ouvidoria pode identificar melhorias e providenciar mudanças, constitui, portanto, mais um canal por meio do qual o cidadão participa de forma efetiva no controle social da gestão pública.

Qualquer pessoa pode acessar o serviço da Ouvidoria da Guarda Municipal, sendo ela pessoa Física ou Jurídica.

As manifestações do usuário encaminhadas a Ouvidoria da Guarda serão feitas através do Fala Vitoria 156 e nossos canais online, aplicativo e site da PMV, e não necessitam exclusivamente de documentação física, inclusive as demandas podem ser feitas de forma anônimas, entretanto, para o cadastro no sistema é necessário informar e registrar o CPF / CNPJ para acompanhamento dos chamados.

» Pessoalmente na sede da Ouvidoria da Guarda Municipal :
Rua Maria de Lourdes Garcia, 428 - Ilha de Santa Maria.
» App Vitória Online;
» Ligar para o Fala Vitória 156;
» Formulário online no site da Prefeitura de Vitória.
»Através do email institucional da Ouvidoria da Guarda: ouvidoria.guarda@vitoria.es.gov.br

Para registro de uma manifestação junto a Ouvidoria da Guarda é necessário:
» 1- O cidadão ou empresa entrar em contato para registrar um chamado junto ao Fala Vitória 156, que podem ser: Elogio, Reclamação, Denúncia, Sugestão, Pedido de Informação, entre outros.
» 2 - O call center responde ou registra o chamado no SIC que é distribuído para rede de Resposta da nossa Ouvidoria;
» 3 - O sistema distribui automaticamente o chamado através do serviço solicitado e o encaminha para o Grupo responsável para o atendimento:
Ex.: chamados de fiscalização de trânsito com flagrante de infração devem ser encaminhados ao Grupo Emergência da Guarda Municipal;
chamados sobre solicitação de imagens de Videomonitoramento, encaminhar ao grupo de Videomonitoramento - Solicitação de Imagens;
» 4 - A Rede de Resposta recebe o chamado e providencia encaminhamento interno para o devido atendimento;
» 5 - Após o atendimento do serviço, a rede de resposta incluirá os procedimentos adotados no sistema;
» 6 - A Equipe de monitoramento da Ouvidoria verifica a resposta e valida as informações inseridas no sistema;
» 7 - Após a validação no sistema o cidadão recebe a resposta via e-mail, caso tenha cadastrado, pelo APP ou também pode ligar para o canal 156 e obter via telefone sua resposta;

Os chamados que chegam na Ouvidoria não possuem uma prioridade de atendimentos. Todos são atendidos de acordo com sua ordem de chegada e vencimento do prazo de resposta.

Os prazos de atendimento são de 7 dias corridos ou 20 dias em caso da Lei de Acesso a Informação LAI

Através do protocolo gerado pelo Fala Vitoria 156, com o cadastro do CPF/CNPJ do solicitante, é possível acompanhar o andamento do chamado acessando o Fala Vitoria 156 através do Site da prefeitura, o App Vitória Online ou ligando novamente ao 156.

LEI FEDERAL Nº 13.460, DE 26 DE JUNHO DE 2017 - CAPÍTULO IV DAS OUVIDORIAS

Secretaria de Segurança Urbana Avenida Vitória, 727 SEG-SEX, 09:00 as 17:00 3324-8646 Rua Maria de Lourdes Garcia, 428, Ilha de Santa Maria (sede da Semsu) - Ver no mapa : https://www.vitoria.es.gov.br/mapa.php?tipo=3&geo=3250407&forma=p&layer=22