O sistema Fala Vitória 156 é um canal de comunicação que coloca o cidadão em contato direto com a Prefeitura de Vitória para receber informações, dar sugestões, fazer reclamações ou solicitar serviços. São gratuitas as ligações feitas a partir de telefone fixo ou público de Vitória. A central também recebe ligações de telefones celulares, que são tarifadas. O atendimento está disponível das 06 às 24 horas, todos os dias da semana, incluindo feriados.<br>
Por meio desse número, são prestadas informações sobre telefones, endereços e serviços municipais; horários e itinerários de ônibus; IPTU; concursos públicos; pontos e atrativos turísticos da cidade; e campanhas, inaugurações e eventos promovidos pela administração municipal. Pode-se, ainda, reclamar sobre poluição sonora, trânsito, transporte coletivo, iluminação pública e saúde.<br>
Ao ligar para o 156, o cidadão é atendido por um operador, que protocola e encaminha a demanda à secretaria responsável. O usuário recebe uma resposta sobre o encaminhamento da demanda e, no prazo que pode variar de cinco dias a três meses (em caso de obras ou serviços mais complexos), o problema é resolvido.