O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental - CVSA realiza atividades de controle de animais que causam risco à saúde humana por meio de acidentes ou transmissão de zoonoses. Esses animais se adaptaram às transformações do ambiente promovidas pelo homem e, por isso, vivem nas cidades, sendo conhecidos como animais sinantrópicos.
A equipe realiza visita técnica, orientando e informando a sociedade sobre os cuidados para controle desses animais no meio urbano e quando necessário, realiza busca ativa, catação, controle químico ou remoção (neste último caso) de colmeias de abelhas por meio de empresa especializada.
Além das ações de vistoria e controle, o CVSA recebe amostras de mosquitos, barbeiros, escorpiões, aranhas e carrapatos, para verificar se correspondem a espécies de importância epidemiológica, ou seja, espécies que podem causar agravos de maior relevância para a população. A identificação adequada dos espécimes permite a adoção de medidas de intervenção locais e orientação adequada às comunidades. Caso o munícipe encontre um inseto ou aracnídeo diferente em sua casa, pode solicitar recolhimento do animal e identificação pelo SIC-156.
Ser maior de 18 anos.
Não é necessário nenhum documento para solicitar.
Canal 156
1. Visita técnica para avaliação;
2. Intervenção e/ou orientação.
Enxame de abelha, animais peçonhentos em residências com idosos e ou crianças, solicitações de escolas.
24 horas úteis após a solicitação.
Canal 156
Portaria GM/MS n° 1.138/2014, Portaria GM/MS n° 758/2014 e Portaria de Consolidação GM/MS nº 05/2017.