O Programa Vigiágua realiza coleta de amostras de água para consumo humano a fim de monitorar a qualidade da água tratada que é fornecida pela concessionária (no caso, a CESAN). São analisados os parâmetros de potabilidade para consumo humano, conforme estabelece a Portaria MS N° 2914/2011 (residual de cloro, pH, turbidez, fluoreto, presença de coliformes totais e E. coli - o que indica contaminação da água por fezes). No caso, mensalmente são coletadas amostras de água recebidas direto da rede de abastecimento (“água da rua”) em vários estabelecimentos públicos de interesse a saúde (Unidades de Saúde, CMEIs, EMEFs, Hospitais) e coleta de água nos dois rios que abastecem o município (Rio Jucu e Rio Santa Maria) para determinação da concentração de cianobatérias (microorganismos que quando presentes na água representam risco à saúde).
Caso não esteja dentro das normas, a água de fornecida pode ser a origem de algumas enfermidades causadas por bactérias, vírus, protozoários, helmintos ou até mesmo substâncias químicas.
Quando as Unidades de Saúde notificam casos de doenças transmitidas pela água, como hepatite A e diarréia, a equipe realiza a coleta da água do reservatório da residência ou estabelecimento (caixa d’água, bebedouro, torneira da cozinha, entre outros) para investigação da presença de coliformes totais e E. coli.
A população pode solicitar orientações sobre limpeza e boa conservação dos reservatórios de água pelo Telefone 156.
Locais com casos de doenças transmitidas pela água, como hepatite A e diarreia.
Não é necessário nenhum documento para solicitar.
Através do e-mail institucional: vigiagua@vitoria.es.go.br
1. Visita técnica para coleta;
2. Encaminhamento para analise no LACEN.
Locais com surtos e locais cadastrados.
24 horas.
Solicitando informações ao setor pelo e-mail vigiagua@vitoria.es.go.br
Portaria de consolidação do Ministério da saúde nº 05/2017.
http://www.vitoria.es.gov.br/cidade/controle-de-zoonoses#a_monitoramentodaagua