O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA, antigo Centro de Controle de Zoonoses - CCZ) possui um canil e gatil onde mantém animais recolhidos nas vias e logradouros em situações que caracterizem risco à saúde pública, tais como casos de animais agressivos sem motivo aparente, atropelados em via pública (por serem suspeitos de doença neurológica como a raiva), fêmeas no cio (por provocarem comportamento agressivo entre machos) e fêmeas com filhotes que estejam agressivas em função da prole. Esses animais são acompanhados por médico veterinário e, após o período de observação, são castrados e disponibilizados para adoção. .
O CVSA também presta orientação à população sobre guarda responsável e manejo de animais, cuidados básicos de cães e gatos, cuidados para evitar a proliferação de parasitas (pulgas e carrapatos), bem como orienta sobre adequada conduta e manejo de cães e gatos e outros animais domésticos. Adotando medidas preventivas e de guarda responsável, evita-se acidentes à terceiros e à outros animais, assim como a proliferação indesejada de outros animais sinantrópicos no ambiente (pulgas, carrapatos, roedores).
O CVSA não recebe animais sadios para doação. Somente são admitidos animais que representem risco à saúde pública, após avaliação técnica da equipe.
Qualquer pessoa maior de 18 anos.
Documento de identificação com foto e comprovante de residência.
Visita ao Centro de Vigilância em Saúde Ambiental.
1. visita ao canil e gatil;
2. escolher o animal;
3. assinar termo de adoção;
4. adotar.
Sem prioridade.
24 horas.
Portaria GM/MS n° 1.138/2014, Portaria GM/MS n° 758/2014 e Portaria de Consolidação GM/MS nº 05/2017.