Ouvidoria do SUS . . . . . . . . .

A Ouvidoria SUS é um canal democrático direto de diálogo entre os usuários do sistema SUS e a gestão. Atua como mediador, buscando o equilíbrio entre os entes envolvidos. Na Ouvidoria o cidadão poderá solicitar informações e esclarecimentos, registrar elogios ou sugestões, relatar insatisfação ou denunciar irregularidades sobre o sistema de saúde municipal. Por esse canal também é possível encaminhar solicitações de informações em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011).

Não existe requisitos, basta fazer o registro de forma online ou se dirigir pessoalmente até a Ouvidoria do SUS ou a Ouvidoria Geral da Prefeitura.

De preferência o CPF e o número do Cartão Nacional de Saúde (CNS), mas não é obrigatório.

As formas de acesso ao serviço são:
- Pelo site da Prefeitura Municipal de Vitória;
- Pelo aplicativo Vitória Online;
- Pelo e-mail ouvidorsus@vitoria.es.gov.br;
- Pelo canal de atendimento do Fala Vitória 156 (Precisa estar localizado dentro da região de Vitória);
- Pelo canal de atendimento Ouvidor SUS 136 (Qualquer localidade do Brasil).
Presencialmente.

1. Recebe e analisa as manifestações;
2. Remete ao setor competente;
3. Acompanha o tratamento da demanda;
4. Verifica a conclusão das manifestações;
5. Envia a resposta ao manifestante.

A maioria dos serviços de 15 dias, mas pode variar conforme o serviço.

Através do telefone Fala Vitória 156, pelo site da Prefeitura de Vitória ou pelo aplicativo do Vitória Online.

Arts. 37 e 198 da Constituição Federal; Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, especialmente os arts. 6º e 7º; Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011; Decreto nº 7.508, de 28 de junho de 2011; Decreto Federal nº 7.724, de 16 de maio de 2012; Portaria nº 2.416, de 7 de novembro de 2014 que define a organização e funcionamento dos serviços de ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e suas atribuições; Portaria nº 8, de 25 de maio de 2007 que Regulamenta o Sistema OuvidorSUS.

Secretaria de Saúde Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 1185 SEG-SEX, 8h às 17h 156,3132-1419