Centro de Referência de Atendimento ao Idoso - CRAI . . . . . . . . .

O Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (CRAI) se insere na rede de atenção à saúde como um ponto de Atenção Ambulatorial Especializado, que oferece acompanhamento especializado em geriatria e gerontologia à pessoa idosa com agravos de saúde ou comprometimento de sua capacidade funcional ou funcionalidade global (autonomia e independência).

A assistência é realizada por equipe multidisciplinar, formada por profissionais especializados em saúde do idoso e que prestam atendimento integrado e articulado com os territórios de saúde.

São ofertados os seguintes serviços: atendimento individual e coletivo, avaliação multidimensional, intervenção nas áreas de reabilitação e nutrição, visitas domiciliares compartilhadas.

Informações

Requisitos necessários para acessar ou solicitar o serviço

- Ser morador de Vitória;
- Ter idade igual ou acima de 60 anos;
- Estar cadastrado na Unidade Básica de Saúde de referência do seu bairro;
- Ser encaminhado pela Unidade Básica de Saúde de referência do seu bairro após avaliação clínico-funcional das condições de saúde pela equipe da Atenção Básica responsável por seu acompanhamento.

Documentos necessários para acessar ou solicitar o serviço

- Documento de Identificação oficial com foto;
- Cartão SUS;
- CPF.

Formas de acessar ou solicitar o serviço

De forma presencial: o encaminhamento ao CRAI é realizado pelo médico na Unidade de Saúde do Município de Vitória, do território onde o idoso reside, sendo precedido de avaliação clínico-funcional das condições de saúde pela equipe da Atenção Básica responsável por seu acompanhamento.

Etapas para a realização do serviço

1. Acolhimento multiprofissional para avaliação multidimensional de sua funcionalidade;
2. Inserção no CRAI e/ou articulação com outros serviços para atender às necessidades em saúde;
3. Construção do Plano de Cuidados e nomeação de gestor para acompanhamento do caso e discussão em equipe interdisciplinar;
4. Retorno à US de origem para continuidade do acompanhamento, após melhora ou estabilização.

Prioridades de atendimento

- Pessoas com comprometimento da capacidade funcional e dependência para atividades da vida diária como consequência de sequela de AVC, síndromes demenciais, doença de Parkinson e osteo-articular incapacitante. - Pessoa que não pode aguardar, sob pena de piora do quadro clínico.

Legislação que regula o serviço

Portaria MS/GM nº 2.528/2006, Portaria de Consolidação GM/MS N° 2, de 28/09/2017, Orientações Técnicas para a Implementação de Linha de Cuidado para Atenção, Integral à Saúde da Pessoa Idosa no Sistema Único de Saúde – SUS

Outras informações sobre o serviço

https://www.vitoria.es.gov.br/cidadao/servicos-para-a-pessoa-idosa#a_atendimentoapessoaidosa

Localização

Local Endereço Funcionamento Telefones Detalhamento
Centro de Referência de Atendimento ao Idoso (Crai) Avenida Dário Lourenço de Souza, 120 Crai SEG-SEX, 7h às 19h 3132-5010 Contatos: dcrai@vitoria.es.gov.br e/ ou pelo número: 98107-0189

Atenção

Você pode abrir uma manifestação sobre este serviço pelos canais abaixo:

Localize serviços por:

Início