Centros de Atenção Psicossocial - CAPS . . . . . . . . .

Os CAPS são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituídos por equipe multiprofissional que atuam sob a ótica interdisciplinar e realizam, prioritariamente, atendimento às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes e às pessoas com sofrimento ou transtorno mental em geral, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

As atividades no Centro de Atenção Psicossocial são realizadas prioritariamente em espaços coletivos (oficinas, grupos, assembleias de usuários, reunião diária de equipe), de forma articulada com os outros pontos de atenção da rede de saúde e das demais redes. O cuidado, no âmbito do Centro de Atenção Psicossocial, é desenvolvido por intermédio de Projeto Terapêutico Singular (PTS), envolvendo em sua construção a equipe, o usuário e sua família.

Os CAPS desenvolvem ações de visita/atendimento domiciliar, oficinas terapêuticas e de geração de renda, grupos de atendimentos individuais e familiares. Os principais objetivos dos CAPS são o tratamento, reabilitação e reinserção social e dos usuários do serviço, incluindo atenção a seus familiares.

O município de Vitória possui 04 Centros de Atenção Psicossocial destinados a atenção multiprofissional de pessoas com transtornos mentais nos seus vários ciclos de vida. Os detalhes sobre cada CAPS estão disponíveis abaixo.

Informações

Requisitos necessários para acessar ou solicitar o serviço

- Ser morador de Vitória com transtorno mental grave ou em grave sofrimento psíquico;
- Preferencialmente estar cadastrado na UBS de referência do seu bairro, mas não é obrigatório.

Documentos necessários para acessar ou solicitar o serviço

- Documento de Identificação oficial com foto;
- CPF;
- Cartão SUS.

Formas de acessar ou solicitar o serviço

Os CAPS se estruturam na perspectiva da “porta aberta” ao cidadão, realizando acolhimento das demandas espontâneas de forma a estabelecer qual o melhor ponto de atenção para o cuidado na Rede de Atenção Psicossocial. Em alguns casos, o munícipe será referenciado para acompanhamento de saúde mental diretamente na Unidade Básica de Saúde (UBS).

O acesso ao CAPS também pode se dar pelo caminho inverso, a partir da orientação da equipe da UBS onde o cidadão está cadastrado.

Prioridades de atendimento

Pessoas em intenso sofrimento psíquico ou com transtorno mental grave agudizado.

Outras informações sobre o serviço

http://www.vitoria.es.gov.br/cidadao/centros-de-atencao-psicossocial

Localização

Local Endereço Funcionamento Telefones Detalhamento
Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil - CAPSi Rua Amélia da Cunha Ornelas, 431 SEG-SEX, 07 às 19h 3225-3698 Oferta atenção diária e multiprofissional a crianças e adolescentes de 0 a 18 anos com transtornos mentais graves decorrentes ou não do uso de álcool e outras drogas.
Centro de Atenção Psicossocial São Pedro (CAPS Sp III) Rodovia Serafim Derenzi, 4570 TODOS, 24 horas 3332-8094,3332-8133 Oferta atenção diária e multiprofissional à pacientes adultos com transtornos mentais graves com idade acima de 18 anos.
Centro de Atenção Psicossocial da Ilha de Santa Maria (CAPS II) Rua José Carvalho, 404 SEG-SEX, 07h às 18h 3132-5110 Oferta atenção diária e multiprofissional à pacientes adultos com transtornos mentais com idade acima de 16 anos.
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-ad) Rua Álvaro Sarlo, 181 TODOS, 24 horas 3132-5104 Oferta atenção diária e multiprofissional à pacientes adultos com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

Atenção

Você pode abrir uma manifestação sobre este serviço pelos canais abaixo:

Localize serviços por:

Início