Educação Especial . . . . . . . . .

A Educação Especial objetiva a implementação de políticas de inclusão para as crianças/estudantes com deficiência física, sensorial, múltiplas deficiências, transtorno do espectro autista (TEA) e com altas habilidades/superdotação, matriculados na Rede Pública Municipal de Vitória. Os serviços oferecidos são: Atendimento Educacional Especializado (AEE): para crianças/estudantes com deficiência, TEA e altas habilidades/superdotação, oferecidos no turno (colaborativo articulado), contraturno em salas de recursos localizadas nas Unidades de Ensino da Rede de Vitória;

Educação Bilíngue: Atendendo às Diretrizes da Política Nacional de Educação Inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação implantou na Rede de Ensino de Vitória, em 2008, a Política Bilíngue para as crianças/estudantes surdos e deficientes auditivos. Essa política consiste, basicamente, no respeito à experiência visual e linguística das crianças/estudantes surdos ou com deficiência auditiva em seu processo de ensino e aprendizagem. Dessa forma, além da Língua Portuguesa na modalidade escrita, ele tem contato e aprende a Língua Brasileira de Sinais (Libras). As escolas municipais, nomeadas escolas referência, que atendem essa Política possuem uma equipe de professores especializados (professores surdos, professores bilíngues e tradutores/intérpretes de Libras) e tradutores de libras, intérpretes e instrutores que ensinam essas linguagens, sendo referência no atendimento da criança/estudante surdo com o objetivo de possibilitar a interação entre estudantes com surdez e entre os referidos estudantes e profissionais adultos com surdez e a otimização das ações técnico-pedagógicas e administrativas necessárias à materialização do uso da LIBRAS no universo escolar.

Alunos matriculados na Rede Municipal de Vitória, a Educação Especial objetiva a implementação de políticas de inclusão para as crianças/estudantes com deficiência física, sensorial, múltiplas deficiências, transtorno do espectro autista (TEA) e com altas habilidades/superdotação.

Laudo médico de alguma especificidade citada acima.

Matriculado(a) na Rede Municipal de Vitória e ter laudo médico de alguma especificidade citada acima.

1- Matriculado(a) na Rede Municipal de Vitória
2- Laudo médico de alguma especificidade.

Política Municipal de Educação Especial- Resolução COMEV 02/2016

Durante o ano letivo

Em contato com a Unidade de Ensino que o estudante está matriculado ou com a Coordenação Educação Especial 31351048 ou 31354049.

Política Municipal de Educação Especial- Resolução COMEV 02/2016