Matrícula, Rematrícula, Remanejamento e Vagas Escolares . . . . . . . . .

O ingresso na Rede Municipal de Ensino de Vitória é feito por meio da Chamada Pública Escolar e da Matrícula Nova. Documentos para a matrícula: Certidão de Nascimento; Histórico escolar ou outro comprovante de escolaridade equivalente, Comprovante de residência (IPTU, ou contrato de aluguel, ou talão de água, de luz ou de telefone) e, no caso dos CMEIs, Carteira de vacinação atualizada.
A rematrícula é feita, anualmente, entre o final de novembro e início de dezembro, em datas estabelecidas pelas secretarias escolares das unidades.
O remanejamento é a transferência de alunos entre as escolas do Sistema Municipal de Ensino, na maior parte das vezes, a fim de beneficiar o estudante com a mudança de escola localizada mais próxima de sua residência.

Matrícula
A família que reside no município de Vitória e que possui interesse em matricular seu filho(a) na Rede Municipal de Ensino de Vitória deve seguir duas etapas, normatizadas em portaria própria, publicada anualmente no Diário Oficial do Município, entre o mês de Novembro e Dezembro.

Rematrícula/ Rematrícula:
Os alunos que já estão matriculados nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Vitória, anualmente, entre o final do mês de novembro e início do mês de dezembro, devem manifestar seu interesse em permanecer na mesma escola (por meio da Rematrícula) ou de ser transferido para outra escola da rede (por meio da Transferência Interna). O processo de Rematrícula e/ou Transferência Interna, normatizado por portaria própria, é disponibilizado em formato online por meio do ambiente virtual “Boletim Escolar Online”, que poderá ser acessado pelo aplicativo Vitória Online (ícone Boletim Online) ou pelo endereço eletrônico vitoria.es.gov.br/boletim

Documentos necessários: Comprovante de residência no município de Vitória, original e atual, em nome do pai ou da mãe, ou do responsável legal; Certidão de nascimento da criança/estudante; CPF da criança/estudante, caso possua; CPF do pai e/ou da mãe, ou do responsável legal; e comprovante de escolaridade para criança/estudante a partir do 2º ano do ensino fundamental. Importante! O contato com a família será feito por telefone. Mantenha seu cadastro com o número de telefone atualizado.

O Cadastramento eletrônico é a maneira formal da família, residente no município de Vitória, que não possui cadastro na Rede Municipal de Ensino de Vitória, manifestar seu interesse de matricular seu filho(a) em uma das unidades escolares da rede, seja nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) ou nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEF). Como fazer: a qualquer tempo, presencialmente, na secretaria escolar de uma de nossas unidades escolares.

Mediante a existência de vaga, a família será convocada, pela escola, para realizar a efetivação da
matrícula.
Para esta matrícula nova será exigida a apresentação dos seguintes documentos:

1. Documentos de Identificação:
- certidão de nascimento da criança;
- CPF da criança, caso possua;
- declaração de vacinação atualizada da criança;
- Documento de identificação com foto e CPF do pai e/ou da mãe, ou do responsável legal.

2. Documentos para fins de comprovação de residência no município de Vitória:
- comprovante de residência original e atual, em nome do pai ou da mãe ou do responsável legal (podendo ser: conta de água, conta de energia elétrica, comprovante de telefonia fixa ou móvel pós pago, comprovante de TV a cabo, boleto de condomínio em nome do pai ou da mãe ou do responsável legal, de IPTU ou contrato de locação emitido por imobiliária, ou recibo de compra e venda de imóvel, registrado em cartório).

A prioridade é publicada anualmente por meio de Portaria no Diário Oficial do Município

Durante o ano letivo

Entrando em contato com a Unidade Escolar ou com o setor GEPLAN telefone 31351018.

Portaria publicada anualmente no Diário Oficial do Município

Secretaria de Educação Rua Doutor Arlindo Sodré, 485 SEG-SEX, Segunda a sexta das 8h às 17h 3135-1018,3135-1019