Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane) . . . . . . . . .

O Museu Capixaba do Negro "Verônica da Pas" (Mucane), criado em 1983, é um espaço de valorização e reconhecimento da cultura afro-brasileira que oferece oficinas, exposições artísticas, pesquisas e ocupação cultural por artistas e coletivos culturais e sociais.

Seu surgimento resulta de uma intensa mobilização do Movimento Negro. À época, foi o primeiro museu dedicado ao povo afrodescendente no Brasil. Desde então, se tornou um centro de referência para a cultura e visibilidade de artistas e produtores negros bem como a população negra capixaba.

É um espaço cultural dedicado, principalmente, à difusão da cultura imaterial afro-brasileira. Por esse motivo, o Mucane não é um Museu “da escravidão”, pois não é um espaço que se dedica ao resgate da memória de sofrimento e desumanização do negro brasileiro, mas, sim de suas potências, de sua arte e manifestações culturais. Um museu vivo e guardião de memórias, histórias e resistências.

O Museu, por meio do seu corpo técnico e do seu Conselho Gestor, desenvolve ações educativas em articulação com outras secretarias, como SEMAS, SEMCID, SEMUS, SEDEC e movimentos sociais.
Em 2012, o prédio do Mucane, que passou por obras de manutenção, reparo e restauro, ganhou auditório, biblioteca, área de eventos, galerias para exposição e mezaninos.

Informações

Requisitos necessários para acessar ou solicitar o serviço

A equipe educativa do Mucane, faz o acolhimento de grupos, escolas, demais instituições e interessados que reúnam mais de 10(dez) pessoas, sob agendamento para visitas gratuitas ao Museu.

As visitas acontecem de terça à sábado, sempre das 8h às 11h30; das 13h30 às 17h e das 19h às 21h.

Para saber sobre a disponibilidade dos horários e realizar o pré-agendamento, os representantes dos grupos interessados podem entrar em contato para solicitar informações por meio do telefone/whatzapp (27) 99873-4596 ou pelo e-mail mucanegro@gmail.com

O Mucane ainda tem disponível para empréstimo a sala de dança, auditório e salas de reuniões, além de ceder todo o espaço para realização de eventos.

O agendamento deve ser consultado com antecedência de no mínimo 15(quinze) dias, pelo e-mail e telefone informados.

Para a realização de formalização de parcerias de projetos deve ser enviado o projeto, com objetivos e justificativas pelo protocolo virtual da Prefeitura de Vitória, direcionando para a SEMC/GAB e com o assunto Cultura Geral.

Documentos necessários para acessar ou solicitar o serviço

Para acessar ou solicitar o serviço não é necessário o envio de documentos para o Mucane. Mas, sim, realizar o agendamento para visita de grupos acima de 10(dez) pessoas.

Para saber sobre a disponibilidade dos horários e realizar o pré-agendamento, os representantes dos grupos interessados podem entrar em contato para solicitar informações por meio do telefone/whatzapp (27) 99873-4596 ou pelo e-mail mucanegro@gmail.com

Formas de acessar ou solicitar o serviço

Grupos pequenos, com número inferior a 10 (dez) pessoas, não precisam realizar agendamento.
Grupos com mais de 10(dez) pessoas precisam realizar o agendamento. Esse, deverá ser feito por um(a) representante do grupo.

O agendamento pode ser feito por meio dos contatos de telefone/whatsapp (27) 999873 4596 ou pelo e-mail mucanegro@gmail.com


informações através do telefone/whatzapp (27) 99873-4596 ou e-mail mucanegro@gmail.com

Etapas para a realização do serviço

01 - Envio de solicitação de agendamento, em até 15(quinze) dias antes da data na qual se pretende realizar a visita;
02 - Retorno da equipe do Mucane, para confirmação da agenda;
03 - Visita guiada ao Museu.

Prioridades de atendimento

Escolas públicas, coletivos culturais, movimentos sociais e movimento negro. Além disso, ações e projetos de artistas negros ou que tenham como eixo central a temática étnico-racial

Prazo para a execução do serviço

Resposta em até 03 (três) dias após o recebimento da solicitação da agenda.

Como acompanhar o andamento do serviço

O acompanhamento do andamento do serviço pode ser feito por meio do telefone/whatzapp (27) 99873-4596 ou pelo e-mail mucanegro@gmail.com

Legislação que regula o serviço

Decretos nº 15.414/2012 e nº 15.078/2011,

Outras informações sobre o serviço

http://vitoria.es.gov.br/cidade/museus#a_museucapixabadonegro

Atenção

Você pode abrir uma manifestação sobre este serviço pelos canais abaixo:

Localize serviços por:

Início