Atendimento ao consumidor – Orientações; registro das reclamações; cálculos e análise de contratos financeiros; abertura de processo administrativo e agendamento de audiência conciliatória, caso se faça necessário; pesquisas de preços.
Avaliar e promover as ações necessárias para a solução das reclamações e denúncias dos consumidores, além de esclarecer, conscientizar, educar e informar os cidadãos sobre seus direitos e deveres, enquanto consumidores, bem como garantir melhor qualidade aos produtos e serviços ofertados à população, coibindo fraudes e abusos contra as relações de consumo.
O reclamante deve ser morador do município de Vitória ou que a relação de consumo tenha ocorrido no município de Vitória.
O consumidor deve levar documentos pessoais, comprovante de residência (em titularidade do reclamante) e comprovantes da reclamação, como nota fiscal, contrato, ordem de serviços, entre outros. Para reclamações em nome de outra pessoa: É necessário apresentar uma procuração simples, que não precisa ser registrada em cartório, com a cópia simples dos documentos pessoais do reclamante titular.
Somente por agendamento:
Internet: Portal da prefeitura em https://agendamento.vitoria.es.gov.br
Telefone: 156, de segunda a domingo, das 6 horas à meia-noite, incluindo feriados.
Presencialmente:
Após agendamento, comparecer ao Procon na data agendada, levando todos os documentos necessários para abertura da reclamação.
Pelo aplicativo:
O reclamante deve ser morador do município de Vitória ou que a relação de consumo tenha ocorrido no município de Vitória.
Como registrar uma reclamação.
1. Baixar o App Procon Vitória nas lojas de aplicativos: Play Store para Android ou Apple Store para IOS;
2. Toque no ícone Reclamações, e faça login (crie nova conta se ainda não tiver);
3. Toque em Nova reclamação - Preencher os dados solicitados (Nome e CPF);
4. Anexar fotos dos documentos solicitados (Documento de identificação frente e verso, CPF opcional, comprovante de residência em nome do consumidor);
5. Informar o nome do fornecedor, descrever o ocorrido e clique em Próximo;
6. Anexar os documentos relacionados à reclamação aberta (Notas Fiscais, Garantias, Ordem de Serviço, etc.);
7. Toque em Abrir reclamação: será informado o nº da reclamação. Aguardar o contato da equipe do Procon para dar continuidade ao procedimento.
Os atendimentos registrados pelo APP PROCON VITÓRIA deverão ser acompanhados pelo próprio aplicativo. Já nos atendimentos registrados de forma presencial é informado ao consumidor o prazo para retorno ao atendimento do Órgão.
Local | Endereço | Funcionamento | Telefones | Detalhamento |
---|---|---|---|---|
Centro Integrado de Cidadania (Casa do Cidadão) | Avenida Maruípe, 2544 | SEG-SEX, 08h as 17h | 3382-5545 |