Centros de Referência de Assistência Social - CRAS . . . . . . . . .

Os Centros de Referências da Assistência Social desenvolvem ações e serviços básicos continuados para famílias em situação de vulnerabilidade social. São espaços físicos públicos onde são ofertados os serviços do PAIF (Programa de Atenção Integrada a Família), programas projetos e benefícios de proteção social básica relativos às seguranças de rendimento, autonomia, acolhida, convívio ou vivência familiar e comunitária.

Ser morador de Vitória.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade de proteção social básica do SUAS, que tem por objetivo prevenir a ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais. É a porta de entrada da Assistência Social, um local público, onde são oferecidos os serviços socioassistenciais, com o objetivo do fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários.

No CRAS, os cidadãos também são orientados sobre os benefícios assistenciais e podem ser inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O CRAS oferta o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) de 15 a 17 anos.

CPF, a carteira de identidade ou outro documento com as informações de identificação dos seus dados pessoais e comprovante de residência.

1. Comparecer ao Cras que atende o seu bairro. O CRAS está aberto de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
2. Passar pela Acolhida. A acolhida ao(a) usuário(a) acontece de segunda-feira a quinta, das 8 às 16 horas, e, às sexta-feiras, das 13 às 16 horas.
São 12 CRAS atendendo os territórios.

1. Acolhida em grupo ou individual;
2. Encaminmhamento;
3. Atendimento social;
4. Acompanhamento familiar.

O público prioritário do CRAS são: famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social devido a fragilização dos vínculos familiares ou com a comunidade; pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Contínuo

Comparecendo a uma unidade.

Política Nacional de Assistência Social (PNAS)

CRAS Adriana dos Santos Alves Rua Bertino Borges, 103 SEG-SEX, 8h às 17h 3317-8792 E-mail: crcontinental@vitoria.es.gov.br
CRAS Alaides dos Anjos Avenida Leitão da Silva, 3375 SEG-SEX, 8h às 17h 3332-7942 email: crsmartha@vitoria.es.gov.br
CRAS Claudionor Lopes Pereira Rua Dom Pedro I, 72 SEG-SEX, 8h às 17h 3314-5311 email: crmaruipe@vitoria.es.gov.br