A Central de Transporte Sanitário (CTS) é um serviço da SEMUS que tem como característica principal o transporte dos munícipes de Vitória que sejam usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e que estejam em tratamento em instituições vinculadas ao SUS, buscando atender aqueles munícipes portadores de necessidades especiais, incluindo a remoção daqueles sem mobilidade ou com mobilidade reduzida.
A solicitação do transporte é realizada pelas Unidades Básicas de Saúde onde os munícipes são cadastrados e regulada pela CTS de acordo com Protocolo de Atendimento. Os atendimentos são realizados considerando a capacidade instalada da Central, acessibilidade, os fluxos assistenciais e os princípios de equidade e integralidade do SUS.
- Estar cadastrado na Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência do seu Bairro;
- Apresentar disfunção da mobilidade conforme protocolo de atendimento;
- Ter procedimento ou consulta agendada em instituições vinculadas ao SUS;
- Ter quadro clínico compatível com o tipo de transporte ofertado pela CTS;
- Ter a solicitação de remoção realizada pela UBS de Referência do seu bairro ;
- Ter sua solicitação de remoção aprovada pela CTS.
Comprovante de agendamento de consulta, exame ou outro atendimento de saúde que necessite de transporte.
Presencialmente: realização do pedido de remoção na Unidade Básica de Saúde de referência do seu bairro. Pode ser feito diretamente pela cidadão, seus familiares ou cuidadores de dos documentos requeridos.
1. Dirigir-se à UBS de Referência de seu Bairro com o comprovante de agendamento de consulta, exame ou outro atendimento de saúde que necessite de transporte;
2. A UBS de Referência realiza a solicitação de remoção de acordo com o Protocolo de Atendimento;
3. A Central de Transporte Sanitário (CTS) avalia a solicitação considerando a capacidade instalada da Central, a acessibilidade, os fluxos assistenciais e os princípios de equidade e integralidade do SUS;
4. A Central de Transporte Sanitário (CTS) confirma o agendamento com o munícipe ou familiar por telefone e a realização do atendimento;
5. A Central de Transporte Sanitário (CTS) na data e horário agendado, realiza a remoção do munícipe do local de partida solicitado para o local de atendimento solicitado e realiza também, o retorno ao domicílio.
Munícipes portadores de necessidades especiais, incluindo a remoção daqueles sem mobilidade ou com mobilidade reduzida: cadeirante, acamado, sentado, imobilizado e acamado em maca de lona. Cidadãos com condições crônicas debilitantes que demandam transporte sanitário regular, como hemodiálise. O transporte realizado pela CTS é exclusivamente para tratamentos de saúde e não envolve caráter social.
48 horas para avaliação da solicitação de transporte pela CTS.
http://vitoria.es.gov.br/cidadao/saude-do-adulto#a_centraldetransporte